quarta-feira, 21 de abril de 2010

CTG

O CTG (Cadiotocógrafo) regista a regularidade e intensidade das contracções, mas também a forma como o ritmo cardíaco fetal reage a cada contracção. É preciso colocar eléctrodos na barriga da grávida, presos com umas faixas elásticas, e ligados por fios ao aparelho. Os resultados surgem em dois gráficos diferentes: um relativo à intensidade das contracções, o outro relativo ao batimento cardíaco do feto.

Estes dados são importantes para avaliar a forma como o trabalho de parto está a progredir e permitem também avaliar o bem-estar fetal. De resto, o CTG não é usado apenas durante o parto, mas também no final da gravidez, para avaliar o bem-estar do bebé. in www.mae.iol.pt




e nós tivemos direito ao nosso primeiro CTG! Ontem começámos a sentir assim a modos que umas moinhas e barriga a ficar a modos que durita... controlámos a coisa e tivemos uma ontem às 12.30, depois às 16h30 e depois só as 00h... viemos trabalhar todas contentes a pensar que tinha sido só coisinhas da cabeça da mamã... Em pleno escritório pimba, mais uma 11h30... ok, tava na hora de ligar à Dra a esclarecer as duvidas!

- Sim Dra., tá bem Dra., e como faço isso Dra... ok Dra. sim Dra.

O pai veio buscar a mãe ao trabalho e lá fomos nós para o São Francisco Xavier.. o pai mais nervoso que eu (caramba nunca te tinha visto assim!! ihihih) e passado uns minutinhos la fomos chamadas.. A Dra. Rosa já estava a nossa espera mas quem nos viu foi outra Dra que não sei o nome. Toca de ver como estava o útero, mais umas analises e finalmente "olhe Vanda vá comer qlq coisa e aguarde ali que já a chamamos para fazer o CTG!" .... PÂNICO..! Nunca tinha feito nenhum então optei pela estratégia do "olhe desculpe nunca fiz isso pode dizer-me o que preciso fazer?" ao que uma Sra. simpática me responde "para já só preciso que levante a camisola e depois que fique ai sugadita, é o primeiro CTG?" ao que respondo "sim" .. "então tb é o primeiro bebe"... ao que respondi "é vdd" ... ao que a Sra. me responde "ai estas mamas de primeira viagem é só curiosidades!" ... verdade seja dita que sempre tive fama de querer saber tudo e tudo e tudo, no fundo sabia o que era um CTG mas não sabia pormenores.. quanto tempo durava, o que eram aqueles risquinhos.. porque tavam aqueles números no monitor e afins.. quem manda querer saber tudo também não é?

E pronto.. estamos boas e viemos para casa de repouso.. Ainda perguntei à Dra. Rosa se podia ir trabalhar amanhã depois de descansar hoje ao que me respondeu "Ohhhh Vanda!!!! Repouso é repouso!!!" pronto tá bem então.. lá meti o rabinho entre as pernas e me conformei.. é um adeus trabalhinho!... Caramba.. acho que só agora é que me bateu forte o alerta do "ESTAMOS CADA VEZ MAIS PERTO DE TE CONHECER"...!!

7 comentários:

Lilian disse...

Olá Vandinha muito bom o post sobre CTG sempre li assuntos no fórum em que se destacava essa sigla porem não sabia direito que se tratava de um exame... Pelo visto a Princesa anda pregando uns sustos na mamãe??? então nada de trabalho e aproveite todos os miminhos do papai Tiago rs

Bjus da tia LEQUINHA

Alma disse...

Toca a descansar ;)
:)
Beijitos SSRMG

Patrícia disse...

Olá Vanda,

Ha algum tempo que te leio, e hj resolvi comentar.
Tb sou mamã de 1º viagem e como tal, tb à poucas semanas tive a minha estreia na máquina dos CTG's :) (estou de 32 semanas e tb comecei, tal como tu, a sentir as primeiras contracções às 30).

Já andava a sentir a barriga, estranhamente dura, a alguns dias, quando numa manhã, estava a passar a ferro (sentada!) e comecei a sentir que a barriga ficava estupidamente dura, de x em x tempos. E que aquela sensação provocava umas moinhas estranhas. Mas que não chegavam a ser dores.
Liguei à minha médica e expliquei tim-tim por tim-tim o que andava a sentir e o que andava fazer, etc.

Ela explicou-me que provavelmente se tratavam das contracções de Braxton Hicks (muito comum por estas semanas em que estamos), que não é nada mais, nada menos que o útero a treinar para o grande dia.

Mesmo assim, mandou-me ir ao hospital fazer um CTG e ver se estava tudo ok com a baby.

E estava, graças a Deus :)

Estive 30 min deitada na cadeira do CTG e ouvia o coração da minha menina que parecia um cavalo de corrida.
Acabados os 30 min, a médica que me atendeu, tratou de me tranquilizar e dizer que estava tudo ok, não sem antes perguntar (muito espantada) se eu não tinha sentido o bébé mexer.
Eu disse que sim e até bastante. E ela, pra mim "ah pois! mas não carregou no botão, pois não?"

Duhhh!!

A senhoras enfermeiras que acham que todas as mamãs nascem ensinadas, não me avisaram que tinha de carregar no botão qd sentisse a bébé mexer! :D

Continuei a trabalhar nos dias a seguir, com a indicação de repouso e muita calma. Infelizmente 1 semana depois fui para o hospital, novamente com contracções e dores no baixo ventre, originadas por uma infecção urinária.

Resultado, estou de baixa até Junho (data PP) e em repouso absoluto.

Como vês, acontece a todas. Somos umas nabas e elas (enfermeiras) devem rir-se à brava com a nossa inexperência :D

Bjinhos e que continue a correr tudo bem ctg e com a tua Leonor!

Andreia (micros) disse...

Vandiiii!

Vocês as duas já estavam a precisar de estar sugaditas e fazer a rotina diária com muita calma!

Fico contente porque significa que a Maria está cada vez mais perto de sair cá para fora para nos dar muitos muitos sorrisos!

Agora vai contanto TODAS as novidades :D
Eu acho que ontem estava mais nervosa que tu, comecei a pensar quando foste lá baixo "meu deus onde é que ela se enfiou que está a demorar tanto na wc" mas depois lá apareceste :) e ainda não sabia eu nada das contracções.... é feeling feminino!

Um beijinho muito grande e estou aqui a torcer para que a a vossa hora seja muito muito pequenina como costumam dizer as senhoras nossas avós :D

Carla disse...

Oi,
Bem, estamos mesmo a aproximar-nos do grande dia!
Descansa bastante para a tua princesa ficar aí no quentinho por mais algumas semaninhas!
bjocas

Martinha disse...

Xiii Vandinha que já falta pouco! Ve se descansas, e se não andas por aí aos saltaricos lol. Beijocaa

Mãe V e Pai T disse...

Patricia? Botão? a mim nao me deram botão eheheheh...